Sindiscam prepara reivindicações da data-base para 2023

O Sindicato Profissional dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Campo Mourão (SINDISCAM) já prepara as reivindicações que serão apresentadas em 2023. No dia 11 de fevereiro, a entidade realizará a assembleia da data-base que abre o período de negociação com a administração municipal.

Na primeira semana de janeiro já foram enviados ofícios à administração municipal com solicitações quanto à segurança de servidores na Secretaria da Ação Social, bem como a aplicação do Piso Salarial Nacional do Magistério, que atualmente não vem sendo cumprido em Campo Mourão.

Além do piso do magistério, a entidade tem feito cobranças referentes à promessa de pagamento do piso da enfermagem, realizada pelo prefeito no ano passado. Para este mês de janeiro, também teremos o reajuste do auxílio alimentação para todos, a conquista é objeto de luta de anos da entidade sindical, que em 2021, após várias tratativas entre o sindicato e a administração municipal, teve sancionada a Lei 4.242/2021, sobre tal auxílio.

O Sindiscam também tem acompanhado a aplicação mínima dos 70% do Fundeb na folha de pagamento da Secretaria Municipal de educação, e sua assessoria jurídica está atenta aos processos judiciais que tramitam em favor dos servidores, tais como o processo sobre a periculosidade dos vigias.

DATA-BASE 2023

Para a data-base a entidade já prepara o estudo sobre o índice de reajuste salarial que será solicitado. Em 2022 foram solicitados 5,21% de reajuste, mais o IPCA do ano, já para março/2023, porém a negociação não teve avanços neste sentido. Sendo assim a estimativa para o reajuste salarial este ano, em percentual, possivelmente será acima do valor pedido em 2022.

Demais reivindicações sobre a carreira dos servidores municipais também estão inclusas na pauta, tais como o reenquadramento de cargos, melhorias nas condições de trabalho, o pagamento da periculosidade aos vigias, e a atualização do Plano de Carreira do quadro geral dos Servidores Públicos Municipais, bem como a criação de comissão para reformulação e alterações necessárias do Plano de Cargos e/ Carreiras do Poder Executivo e das Fundações e autarquias.

Para Ângela Cristina Ferreira, presidente do Sindiscam a luta vai ser grande em 2023. “Temos uma defasagem salarial do período da pandemia e a carreira dos servidores precisa ser valorizada, já que as perdas do poder de compra dos salários são grandes”, avaliou.

As negociações da data-base dos servidores municipais acontecem anualmente no mês de março.