Sindiscam reitera pagamento imediato do Piso Nacional dos Professores

O Sindiscam (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Mourão) protocolou semana passada, dia 3 de março, um novo ofício endereçado ao Prefeito Municipal Tauillo Tezelli exigindo o pagamento imediato do Piso Salarial Nacional dos Professores.

O novo documento é fruto do encontro dos Profissionais do Magistério Municipal que aconteceu na Sede do Sindiscam no último dia 24 de fevereiro. Ali, foi avaliado que o Município tem colaborado com o achatamento que vem acontecendo na Tabela de Vencimento do Magistério Municipal, que ano a ano, tem aumentado a defasagem salarial e desvaloriza o Trabalho do professor Municipal.

Para Gilberto Santana de Alencar, pedagogo e diretor do Sindiscam, o pagamento é um dever do município. “Entendemos que temos uma lei que cria o Piso Nacional e a determinação de reajuste do Piso para o valor de R$ 3.845,34, e cabe ao município cumprir o pagamento”, disse Gilberto.

O Ofício 25/2022 ainda trás diversos elementos que fundamentam a decisão da categoria, e afirmam a legalidade do pagamento do Piso. O Sindicato ainda lista cidades que já estão em processo de aplicação do Piso Nacional por meio de legislações próprias em trânsito nas Câmaras de Vereadores, como Apucarana e Pelotas (RS).

Já para Maria Clara, professora e também diretora do Sindiscam, o pagamento do piso significa valorização para o magistério. “A lei do Piso nasceu da luta pela valorização do Magistério e ela permanece. Precisamos, cada vez mais, fortalecer e apoiar o magistério, afinal, o presente e o futuro da nação passa pela educação e pelo trabalho das professoras e professores e de toda a equipe das escolas”, disse Maria Clara.

O Piso Salarial é uma posição histórica do Sindicato, que tem defendido os trabalhadores do Magistério Municipal e se colocado na luta por melhores condições de trabalho, valorização da carreira e melhores salários.