Notícias

Data-base 2020: Como está a situação atualmente e as próximas ações

O presidente do Sindiscam, Dione Clei Valério, atualiza os servidores e servidoras de como se encontra o processo da reposição da Inflação e da Data-base 2020. No vídeo, o advogado do Sindicato Vinicius Amaral atualiza e informa como está o processo.

“Pessoalmente entendo que o inciso X do art. 37 da Constituição Federal garante o direito à revisão geral anual, contudo, a jurisprudência que se formou no Supremo Tribunal Federal, especialmente após a conclusão do julgamento do Recurso Extraordinário n.º 843.112 (julgado em 04/11/2020 e publicado em 24/11/2020), seguiu rumo distinto, defendendo que “a Constituição não estabelece um dever específico de que a remuneração dos servidores seja objeto de aumentos anuais, menos ainda em percentual que corresponda, obrigatoriamente, à inflação apurada no período”.

Além disso, em outras oportunidades o STF já se manifestou no sentido de que a ausência de direito à reposição do valor real por perdas inflacionárias não fere a garantia da irredutibilidade de vencimentos, prevista no artigo 37, XV, da Constituição Federal, tampouco gera direito a eventual indenização substitutiva.

Por fim, destaco que o STF já está replicando essa tese em vários processos sobre o tema como, por exemplo, nos mandados de injunção de números 4312, 1904 e 2413, julgados em 04/11/2020.

Por essas razões, como já destacado na última assembleia dos servidores, apesar de resguardar entendimento jurídico contrário ao decidido pelo STF, considerando a jurisprudência que se formou sobre o tema, por dever ético não posso recomendar a propositura da ação judicial.”

Dione finaliza, lembrando que com a posse da nova diretoria na semana que vem, fica a cargo dela decidir as próximas ações.

Compartilhe nas suas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira nossas últimas postagens