Sindiscam envia ofício para tratar de Segurança nas Escolas e CMEis

Diante da preocupação de familiares e trabalhadores da Educação sobre a segurança nas Escolas e Cmeis, o Sindiscam (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Mourão) enviou ofício ontem (dia 11) para a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal sugerindo e solicitando medidas preventivas e emergenciais.

Entre os pedidos, estão uma escala de vigilantes municipais, realização de Campanhas de Conscientização e prevenção, fortalecimento de programas de Saúde Mental, câmaras de monitoramento, treinamento em caso de emergências, criação do cargo de Inspetor de Ambiente Escolar, “botão do pânico” e ainda um comitê de segurança escolar composto de diversos órgãos.

O Ofício 19 e 20, também coloca que muitos familiares vem cobrando das escolas e dos professores medidas de prevenção, e que, a reunião convocada na Prefeitura em caráter emergencial não apresentou encaminhamento de medidas e ações práticas no ambiente escolar.

O Sindicato entende que ações de prevenção e conscientização deveriam entrar na rotina da atividade escolar, e são ações que não demandam recursos financeiros. A iniciativa de um de um Programa “Paz na Escolas” envolvendo alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis de alunos, e membros das comunidades. Que oportunize palestras e trabalhos escolares sobre Boas Maneiras na Escola e na comunidade, também promova valores universais como paz, respeito, cuidado, valorização da vida e solidariedade com o outro.

Além disso, o fortalecimento do Programa de Saúde Mental para atuar transversalmente junto aos trabalhadores da educação, aos estudantes e familiares trará resultados positivos e colabora para a formação e desenvolvimento de indivíduos responsáveis socialmente.

O Sindicato se coloca à disposição para colaborar com medidas que melhorem não só as condições de trabalho dos educadores, mas também com uma sociedade mais humana e respeitosa.