Nesta Seguida-feira, 13 de janeiro. A Diretoria do Sindiscam (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Mourão) protocolou um ofício reivindicando a aplicação do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério da educação básica. A solicitação tem como objetivo garantir a valorização da categoria e o cumprimento de leis federais e municipais que asseguram uma política salarial justa.
A solicitação leva em base que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) anunciou que o valor do piso para 2025 será de R$ 4.867,77, com um reajuste de 6,27% em relação a 2024. A entidade também ressaltou que o reajuste deve ser aplicado a toda a tabela de vencimentos do magistério municipal, evitando o achatamento salarial e garantindo a isonomia entre os profissionais.
O sindicato enfatizou que a defasagem entre o piso nacional e os salários da categoria tem aumentado ano após ano, tornando urgente a regularização. Além disso, destacou que a não aplicação do reajuste compromete o princípio de valorização dos profissionais da educação, conforme previsto no novo Plano de Carreira do Magistério Municipal (Lei nº 4356/2022).
Com essa solicitação, o Sindiscam busca assegurar a dignidade profissional dos professores e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos da categoria.