Servidores Municipais: vamos nos somar aos atos contra os Cortes na Educação

Hoje diversas entidades estão convocando a Greve Nacional da Educação. A pauta é muito importante: não ao corte de verbas para a educação, em defesa da aposentadoria e contra a reforma da previdência. O Sindiscam é solidário ao movimento, mas a conjuntura local não permitiu a participação de nossa categoria.

No entanto, dentro das mobilizações que irão ocorrer hoje, dia 15 de maio, às 17h, teremos ato Público na Praça São José unindo estudante universitários, estudantes secundaristas e educadores/as da Rede Estadual de Ensino e do Ensino Superior.

Portanto, convidamos os todos/as os/as Servidores Municipais para se somar a esse Ato Público em defesa da Educação. Hoje, às 17h na Praça São José em Campo Mourão. Participe e leve mais um colega de trabalho.

SOBRE OS CORTES

O Ministro da Educação, com autorização do Governo Federal, bloqueou mais de 30% das verbas destinadas a Educação. Em alguns casos, o número chega a 60%.

Em Campo Mourão, a UTFPR teve um bloqueio de 36% do Orçamento de R$ 4,3 milhões. Em nota, a reitoria disse que “os esforços serão concentrados principalmente para a manutenção de programas estudantis e para o pagamento de despesas básicas, como água, luz, telefone, limpeza e segurança”.

Já na Unespar, que é mantida pelo Governo Estadual, os cortes atingem bolsas de programas de pós-graduação, de pesquisa e extensão universitária. Os cortes da CAPES (órgão responsável pela gestão das bolsas) atingiram oito bolsas de 4 novos programas de mestrado da Instituição.

Existe ainda uma preocupação sobre programas como PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e PIC (Programa de Iniciação Científica). As bolsas, cumprem uma função importante dentro da instituição, além de muitas vezes ser única fonte de renda de um estudante para se manter no ensino superior, ela oferece condições de ações práticas dentro da área de estudo ou de pesquisa.