O Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Mourão (Sindiscam) informa que, na última sexta-feira (16), o Ministério Público do Paraná (MP) formalizou a denúncia contra um ex-funcionário da entidade por prática de estelionato. A denúncia foi protocolada na 2ª Vara Criminal de Campo Mourão e representa um importante passo no processo de responsabilização dos envolvidos.
Além da denúncia criminal, o Ministério Público solicita que o acusado seja responsabilizado financeiramente pelo prejuízo causado ao sindicato, com valor mínimo de reparação fixado em R$ 279.633,30. Ainda conforme o MP, o ex-funcionário não foi localizado para acordo judicial, o que reforça a necessidade de prosseguir com a ação penal.
Os fatos aconteceram entre 2017 e 2019, onde o ex-funcionário, que atuava na área financeira e contábil do sindicato, desviou mais de R$ 279 mil dos cofres da entidade por meio de cheques, transferências bancárias e falsificação de documentos. O esquema foi descoberto após suspeitas do conselho fiscal e confirmado por auditoria interna realizada pela diretoria da época (Gestão: Unidos Pela Valorização dos Servidores Garantindo e Ampliando Direitos).
A denúncia do delito foi realizada em 2020 e as investigações prosseguiram até o final de 2024, quando foi enviada e formalizada pelo Ministério Público. Foi uma ótima notícia para a atual Diretoria do Sindiscam (Gestão: Servidor Unidos é Sindicato Forte!), bem como para todos os servidores filiados, que foram lesados pela conduta ilícita do ex-funcionário. A expectativa agora é com abertura do processo, julgamento do réu, e devolução do valor à Entidade.
O Sindiscam reforça que tomou todas as providências cabíveis desde a identificação das irregularidades, incluindo a demissão por justa causa do ex-colaborador. Reafirma ainda seu compromisso com a transparência, a ética e a defesa do patrimônio coletivo dos servidores públicos municipais.